A origem de uma das plantas mais lindas de todo buquê de flores ainda é um mistério, mas a verdade é que as místicas orquídeas tiram suspiros de botânicos, jardineiros e apaixonados pela beleza das cores de suas pétalas. Com tanto encanto envolvido, há quem se dedique exclusivamente ao cultivo da flor e quem a homenageie em poesias e canções, como o fez o cantor Lenine, intitulando um de seus últimos álbuns com o nome Labiata, o nome de uma das espécies de orquídeas com flores grandes e perfumadas. O processo de cultivo das orquídeas é delicado e exige dedicação extrema por parte dos orquidófilos, já que cada detalhe é fundamental para que as plantas se desenvolvam de forma saudável. Por isso que o perfil de pessoas que cuidam dessa flor costuma ser sempre parecido: pessoas minimalistas, que acreditam na simplicidade e beleza da natureza e que são apaixonadas por orquídeas.
Orquídeas: como cuidar
Os arranjos com orquídeas costumam ser delicados, mas os cuidados com as plantas são simples. É importante estar atento a alguns detalhes para prolongar a vida das flores e mantê-las vistosas e perfumadas. Geralmente, o excesso de água é um dos maiores causadores dos problemas para esse tipo de planta, já que suas raízes ficam sem oxigênio e morrem. Além disso, a umidade exagerada possibilita a reprodução exagerada de fungos que também podem causar a morte das orquídeas. Para evitar que isso aconteça, costuma ser necessário que se regue a planta de duas a três vezes por semana, dependendo do ambiente em que ela se encontra e das condições climáticas. As orquídeas, como qualquer outro tipo de planta, também precisam ser adubadas. Quando cultivadas em vasos, é preciso depositar preferencialmente os adubos orgânicos ou as misturas. No caso dos vasos de xaxim ou fibra de coco, o fornecimento de nutrientes acaba sendo facilitado, pois esses materiais já são uma ótima fonte para as plantas. Vale lembrar que quando a planta está muito ramificada, é preciso reposicioná-la em um espaço mais adequado para que suas raízes encontrem espaço para um bom desenvolvimento. E fique tranquilo pois as orquídeas não costumam ser atingidas por pragas e doenças.
Tipos de orquídeas
Algumas das orquídeas mais procuradas são a orquídea azul, a orquídea amarela e a orquídea bambu. As orquídeas azuis não existem naturalmente, por isso seu nome chama tanta atenção. Essas plantas surgiram como resultado de um processo de manipulação, onde ocorre a aplicação da coloração azul nas orquídeas brancas, resultando em flores que parecem ter sido pintadas à mão. Já as orquídeas amarelas podem ser encontradas em meio à imensidão verde das florestas e possuem um significado especial. A espécie nativa da América do Sul é símbolo da amizade e do talento. Por fim, as orquídeas bambu são de origem asiática e costumam ser menores. Suas folhas longas e finas lembram os bambus, por isso receberam esse nome.
Buquê de orquídeas
E para presentear alguém querido, nada melhor do que escolher um buquê de orquídeas. Lindo e sofisticado, o presente pode representar a importância de uma amizade, o respeito e admiração por uma conquista e, claro, um amor delicado. E, com a proximidade da páscoa, uma ótima sugestão de lembrança é oferecer a alguém especial um buquê de
orquídeas com chocolate.
Entrega de orquídea no mesmo dia
A Isabela Flores é a maior rede de floriculturistas do Brasil e realiza a entrega dos pedidos no mesmo dia da encomenda, sempre com carinho e cuidado. Vale a pena consultar as lindas opções de buquês de orquídeas para presentear pessoas queridas.